sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Começando 2011

Início das atividades de visita e participação em eventos de arte ocorreu dia 25 de janeiro com a abertura das atividades de 2011 do MIS. O ano parece que será movimentado. Só no dia 25 teve: aula inaugural com Nelson Brissac, apresentação da obra Monumento Online de Denise Agassi com participação do grupo Nu.m.i., divulgação dos artistas que irão participar da residência artística este ano, abertura da Mostra do Prêmio Internacional Sony de Fotografia e lançamento do catálogo da exposição da Pipilotti Rist que aconteceu no a passado, tudo num único dia! Como perdi a apresentação da Denise com o grupo Nu.m.i.formado por músicos também da Santa Marcelina, o melhor da noite foi rever amigos e receber o catálogo da exposição da Pipilotti.

A exposição aconteceu entre outubro de 2009 e janeiro 2010 no Paço das Artes e no MIS. Eu já conhecia a artista por ter lido sobre ela e visto partes de alguns vídeos, mas o contato direto com seus vídeos e instalações mudou completamente a ideia que eu fazia dos trabalhos. Ironia, bom humor, beleza plástica e um fantático modo de explorar o corpo humano nos seus mais variados aspectos,compõem trabalhos que surpreendem. Para mim conhecer mais a fundo o trabalho dela,exatamente no momento em que estava realizando experimentações com a narrativa em vídeo foi algo extremamente enriquecedor. Assim como presenciar a própria artista falando sobre seu trabalho nas entrevistas/debates dos quais participou e que foram abertos ao público. A artista se expressava de modo alegre e descontraído, enfrentando todos os temas e de vez enqundo se esquivando com graça de alguma tentativa de elocubração filosófica não muito pertinente colocada pelo público ou por um dos debatedores. Enfim uma oportunidade que foi muito bem aproveitada e deglutida.

PS. O catálogo ficou ótimo, lindo e completo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Balanço Geral 2010

E acabou 2010! Neste ano, no dia primeiro de abril, comecei este blog sem intenções mentirosas. A ideia é colocar aqui comentários sobre meus exercícios artísticos e minhas observações sobre o campo da arte contemporânea. Enfim um espaço público de expressão, para compartilhar algumas ideias e observações.

E o que mais teve em 2010? Minha bolsa da FAPESP para prosseguir com o mestrado em artes na Faculdade Santa Marcelina. Meu desligamento temporário do campo letivo. O desenvolvimento de alguns trabalhos em vídeo, o contato com amigos artistas, críticos e estudiosos. A visita exposições e mostras que foram relevantes para mim: 29a. Bienal, Gordon Matta-Clark, Hélio Oiticica, Andy Warhol, Joseph Beuys, Flávio de Carvalho, Casa Tomada, Casa Contemporânea, Verbo, Alicidade, Virada Cultural e a especialíssima... Galeria Expandida. No campo específico de arte e tecnologia teve: Emoção Artificial, Tékhne, Laurie Anderson, Rebecca Horn.

Esse não foi um ano de expor meus trabalhos, foi um ano de pesquisa, aprendizado e desenvolvimento. Espero que os frutos desse trabalho possam vir a público agora em 2011, e claro, vou desenvolver novos trabalhos. O evento público mais importante do qual tomei parte em 2010 foi III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual ocorrido em junho em Goiânia na Universidade Federal de Goiás; participei apresentando o vídeo 23-24 e um texto que foi publicado posteriormente.

Também não dá para deixar de fora dos acontecimentos de 2010 os dois Encontros Arte e Meio Tecnológicos organizados pelo grupo AMT.

Junho - V Encontro: A Experiência Neoconcreta e aspectos contemporâneos
Novembro - VI Encontro: Waldemar Cordeiro e a experiência Popcreta.

Participei, ou melhor ainda estou participando - porque vamos retomar em janeiro, da produção do curta-metragem experimental Call me Darling desenvolvido em disciplina na ECA - USP.

Agora no final do ano tive a oportunidade de desenvolver um projeto meu e de Sabrina Henrique que se tornou uma experiência muito especial. Criamos um programa de TV especial de final de ano para a TV Rede Paulista afiliada da TV Cultura em Jundiaí. O projeto Mapeando Histórias virou o especial 355Jundiaí Mapeando Histórias. Dois programas de 30min exibidos pela TV em dezembro desse ano. Foi uma experiência incrível poder criar e desenvolver um projeto nosso que abarca minhas crenças nas micronarrativas. Deu um trabalho monstro e ficou aquém das nossas idealizações mas se concretizou e o retorno foi ótimo.

E ainda agora no fim do ano junto com escritura da qualificação do mestrado, produção do programa de TV e do curta metragem... mudei de casa. Agora moro mais próximo dos meu interesses e tenho um escritório/estúdio mais ajeitado para trabalhar. Até pintou um convite para participar de um atelier coletivo com outros artistas... mas ainda não é a hora...

Enfim 2010 foi um ano de trabalho, estudo, pesquisa e realizações. Que venha um 2011 ainda melhor!!! E promessa de ano novo: escrever mais no blog.