domingo, 19 de junho de 2011

VII Encontro Arte Meios Tecnológicos




Fotos por Darlan Alvarenga


Finalizamos a primeira parte da Projeto Amplificação - Leituras Críticas / Núcleo histórico. Durante quatro encontros os participantes Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) realizaram leituras críticas de importantes artistas contemporâneos. Artistas que constituem nossa base de referências artísticas deste os anos 50 até hoje. O mote principal de todos os encontros foi a aproximação crítica com esses artistas e a pertinência de historicisar essas leituras. Produzir relações de análises dentro de um contexto artístico, histórico e crítico.

Ontem, no último encontro, foram apresentadas leituras dos artistas Júlio Plaza e Regina Silveira e Rafael França. Finalizei o encontro apresentando minha pesquisa sobre o mais jovem artista colocado dentro deste panorama histórico/contemporâneo.

Falei de Rafael França, um artista com o qual descobri inúmeras afinidades e por quem desenvolvi grande admiração, tanto com relação a sua produção artística quanto a sua postura engajada de artista.

Compartilhar, discutir para apreender o conhecimento é o interesse do grupo. A apresentação pública é sempre uma experiência estressante e altamente estimulante. Gera resultados densos. Apresentamos ao todo:

Parte 1 -ANOS 1960-1970
17 de março, 5ª. feira, das 19h às 22h
Helio Oiticica: Claudio Bueno/Leandro Carvalho
Lygia Clark: Josy Panão/Monique Allain

Parte 2 -ANOS 1920-1960
30 de abril, sábado, das 14h às 18h
Mario Peixoto: Ana Paula Lobo
Flavio de Carvalho: Paula Garcia
Abraham Palatinik: Eduardo Salvino

Parte 3 -ANOS 1960-1970
19 de maio, 5ª. feira, das 19h às 22h
Waldemar Cordeiro: Denise Agassi
Mira Shendel: Marcelo Salum

Parte 4 -ANOS 1970-1990
18 de junho, sábado, das 14h às 18h
Julio Plaza: Ananda Carvalho/Mariana Shellard
Regina Silveira: Christine Mello
Rafael França: Lyara Oliveira

A experiência de extender os laços acadêmicos para além da universidade são muito válidos. Nesse sentido, a realização de dois encontros fora da Faculdade Santa Marcelina, instituição que acolhe e fomenta o grupo, também foi estimulante. O Intermeios - Casa de artes e livros nos recebeu generosamente em seu espaço de produção de reflexão, promovendo uma liberdade extra para o debate.

Semestre que vem daremos prosseguimento aos estudos e leituras, dessa vez acompanhando artistas mais jovens que produzem e atuam hoje. Outras boas rodas de discussão prometem levantar questões atuais e pertinentes ao campo da arte contemporânea.