terça-feira, 14 de setembro de 2010

Siga o coelho...Alicidade

Vídeo de registro, realizado por mim, da exposição Alicidade realizada em maio de 2010.

Curadoria: Fabiana Caso e Laurence Trille
Produção: Fabiana Caso e Laurence Trille
Artistas: Lunkie, Adriana Peliano, Celinha Fink, Luiz Zonzini, Frederico Pellachin, Satansmothers, Yves Tadeu e Pita

Estou me interessando cada vez mais por essa atividade de registro de eventos de arte, de processo de criação, exposições...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Emoção Art.ficial 5.0

Acabou neste final de semana a quinta edição da bienal de arte e tecnologia do Itaú Cultural em São Paulo.
Eu tinha ido na abertura, com a multidão que pretigiou o evento foi impossível ver todas as obras. Voltei no último dia para observar com calma e fazer o registro.

A exposição Emoção Articical é uma oportunidade de tomar contato com obras incríveis de arte contemporânea. Sempre trabalhos complexos de realização exemplar. Essa edição estava mais enxuta com espaços e visualização ótimas para cada obra. Partindo do tema Atonomia a curadoria fechou o ciclo de temática cibernética iniciado em 2006 com a temática Interface, seguido, em 2008 do tema Emergência. A coerência dos trabalhos selecionados para exposição, talvez tenha alcançado sua maior capacidade de síntese, reflexão e exemplificação do conceito escolhido.

E como sempre para o grande público saltava aos olhos o caráter lúdico de algumas obras. Para a maioria dos visitantes o robô que desenha expressões humananas e depois exibe "orgulhoso" a sua obra, talvez fique como exemplo mais evidente da possível conexão arte/tecnologia. Temos ali a máquina que personifica o artista, apreciação do objeto de arte a até mesmo a sua exposição pública... mas estratégicamente pensado o robô destrói sua própria obra trazendo uma reflexão dura sobre a efemeridade e possibilidade de elaboração da arte.


Robô exibido de Autoportrait do robotlab


Projeto Amoreiras do grupo Poéticas Digitais



MetaCampo do SCIArts


Bion de Adam Brown e Andrew H. Fagg


Hysterical Machines de Bill Vorn