quinta-feira, 7 de outubro de 2010

29a. BIENAL DE SÃO PAULO / PARTE 1


Arte/Politica/Sexualidade/Afeto
Visita inicial, a primeira. Particularmente especial pela participação de Ana Maria Maia assistente de curadoria colega de mestrado que acompanhou nosso pequeno grupo da FASM. Visita rápida de 3 horas. Ainda é necessário voltar outras vezes. Mesmo assim foi uma enxurrada de conhecimento e informações.
Vamos primeiro ao que mais me agradou. O terceiro andar. Pode até parecer óbvio pois, se não há um espaço 'museológico', o lado esquerdo do terceiro andar, próximo ao MAC é o que mais se aproxima disso. O espaço que reúne a maior parte das obras históricas e é o único climatizado em todo prédio.
Independente de tudo isso me interessou o pedacinho dentro desse espaço dedicado a questões corpo/sexualidade/política(?)que reúne trabalhos de Nan Goldin, Miguel do Rio Branco, Enrique Oliveira, Efrain Almeida, Miguel Algel Rojas, Felipa César, Nacy Spero e o meu favorito Leonilson. São trabalhos fortes e contundentes, praticamente um setor inadequado às criancinhas em visitas escolares. Mesmo assim elas circulavam por lá, guiadas com cuidado e esmero pelo educativo. Como pensar o corpo politicamente? Como exibir o corpo politicamente? Relacionamentos afetivos podem ter conotação política? O que vemos (e ouvimos)são obras que tratam do desejo, do corpo exposto, de corpos e almas dilacerados; de uma moral torta, uma atração latente. Questionamento, dúvida e desejo pairam no ar.



Obra Efrain Almenida 2010 de Efrain Almeida, ao funto fotos de Miguel Angel Rojas
Lá em cima detalhe da obra Leo não consegue mudar o mundo de 1989 de Leonilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário