sexta-feira, 3 de agosto de 2012

São Paulo - Centro de arte, tecnologia e audiovisual

Durante esses últimos meses São Paulo tem sido um centro referencial para artistas e interessados em experimentações e discuções em arte, tecnologia e audiovisual. São tantos eventos, exposições e palestras sobre esses temas que fica até difícil acompanhar tudo. Seguem brevíssímas observações sobre alguns eventos.



Emoção Art.ficial 6.0

A última edição da bienal de Arte e Tecnologia do Itaú cultural apresentou trabalhos sofisticados e impressionantes de artistas como:

Fala por Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti (Brasil, 2012); Slice por George Legrady (Hungria/EUA/Canadá, 2001); Você Não Está Aqui por Gisele Beiguelman e Fernando Velázquez (Brasil, 2012) e o impressionante Exploded View (Commuters) por Jim Campbell (EUA, 2011).

A exposição contou com poucos trabalhos, mas todos muito bem instalados e apresentados, um recorte bastante preciso da produção atual, chamou a atenção o alto uso de recursos audiovisuais em várias obras e o alto grau de experimentação poética.



File SP

O Festival de Linguagem Eletrônica foi expandido e em sua versão atual abarca experimentações tecnológicas. Trabalhos de artistas como: Esteban Agosin - MIeRROR [Chile]; Feco Hamburger & Raimo Bendetti - Termografia II Modo Manual [Brasil]
Jean-Pierre Gauthier - Stressato: Samurai Serpents & Sweeping Spirals [Canadá]
Mar Canet & Carles Gutierrez - Videomatón [Espanha]; Marcio Ambrosio - Patmap [Brasil]. O que há de efervescente no campo da tecnologia que permeia a arte contemporânea, os HQs, a música e os games. Interações mecânicas, audiovisuais e sensoriais aguçam o lúdico e cativam o público no edifício SESI.Ainda aberta para visitação.



Tormentas

 Primeira exposição individual do artista audiovisual e performer luiz duVa. Constituída sob a forma de uma ocupação, ou um ensaio, é articulada especialmente para os espaços da Galeria Pilar.Até 18 de agosto.



On_Off

Aconteceu no Itaú Cultural, o Festival que promove espetáculos, apresentações e debates e workshops sobre Híbrido de espetáculo e de live image. Espécie de ópera contemporânea, que agrega elementos cênicos, cinemáticos e musicais. Independentemente de sua natureza sonora, se são criados para entreter ou para ser apenas contemplados, colocando em evidência os aspectos processuais de criação. Apresentações dos artistas: ANTIVJS, MURCOF, LIGALINGHA, CAIO FAZOLIN, BRIAN MACKERN.




 Rolou no Paço das Artes propondo uma visada interessante da cultura da mobilidade, mídias digitais e possibilidades de ocupação do espaço público urbano, discussões tensas e correlacionadas atadas por experimentos potentes e criativos.

Alguns dos trabalhos apresentados  e debatidos foram: Artvertiser de Julian Oliver (Berlim)

3CORicardo Brazileiro (Recife) Muro.BaixoCentro e Triciclo MultimídiaColetivo Baixo Centro (SP) DeslocamentosColetivo Garapa (SP) e um dos  trabalhos vencedor  do festival de 2012  a instalação Vista on – Vista off de Denise Agassi (SP)

 Destaque para o  Labmóvel , laboratório móvel criado para fazer circular oficinas e mostras na periferia de São Paulo com uma kombi,



Egomáquina

 A videoinstalação Egomáquina com múltiplas telas contendo rostos que fazem perguntas ao espectador, ao mesmo tempo em que este pode interagir com a máquina, através de teclas e sensores de movimento. Idealizada por Pedro Harres e realizadda em parceria com Otávio Donasci e João de Ricardo a instalação pode ser visitada em de julho, no Conjunto Nacional, e agora em agosto segue para o Centro Cultural da Estação República do Metrô.





Georges Méliès, o mágico do cinema


O MIS apresenta a exposição de filmes, trabalhos, desenhos e figurinos de Georges Méliès. Conhecido como o pai dos efeitos especiais e do cinema de fantasia. A mostra, produzida pela Cinemateca Francesa, apresenta através de seis diferentes seções, a trajetória do artista e suas invenções revolucionárias na Sétima Arte. Ainda em cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário