domingo, 13 de novembro de 2011

VIII Encontro arte&meios tecnológicos - 2a. parte

Na última quinta o VIII Encontro A&MT ocorreu no espaço Intermeios – Casa de Artes e Livros. Foi o dia dos debates sobre trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que lidam diretamente com vídeo em sua prática artística. Foram três artistas falando do trabalho de outros três artistas. As observações ocorreram na base das afinidades eletivas, cada um mergulhando no nas obras do artista pesquisado.

O primeiro a falar foi Marcelo Salum sobre o trabalho do cineasta e artista plástico Cao Guimarães. Marcelo focou na investigação de um trabalho específico de Cao Acidente. Apresentou trechos do longa metragem de 2006 mencionando a ação de Cao no limiar entre cinema e artes visuais, sobre como o artista trabalha sobreposições de temporalidades tanto com som como com a imagem e sobre a relação imersiva que a obra proõe.

Acidente (2006) de Cao Guimarães


Em seguida falou Eduardo Salvino sobre Lucas Bambozzi, expondo um pouco da trajetória de Lucas. Eduardo focou suas observações em dois trabalhos, Youtag (2008) e Postcards (2000) abrindo espaço na discussão para dar voz ao próprio artista, que apareceu em vídeo falando sobre sua obra Youtag que trata do temas atuais e pertinentes ao nosso dia a dia e ao modo atual de lidarmos com as imagens, com a indexação de imagens, nosso hábitos banais de buscar e postar imagens, e ainda um questionamento sobre autoria na web.





Youtag ( 2008) de Lucas Bambozzi


Eu, Lyara Oliveira, apresentei minha fala sobre o trabalho de luiz duVa. A proposta da apresentação foi realizar uma visada um pouco mais panorâmica sobre o trabalho desse videoartista e performer. Observando temáticas comuns em sua trajetória artística, temáticas que resvalam na exploração dos limites do corpo, na intersecção permeada entre o sublime e o grotesco e na intenção de pensar a imagem como sensação. Buscando entender como essas temáticas variam e passam da pluralidade à síntese, em diferentes modos de trabalhar e explorar o potencial do vídeo, em trabalhos de mono canal e videoinstalações. Apresentei trechos de seus trabalhos: Jardim Rizzo (1990); The bodymen lost in heaven (1996); Grotesco Sublime Mix (2004); Preto sobre Preto (2008/2009). Infelizmente ficaram de fora observações sobre as performances e apresentações de live image.




Grotesco Sublime MIX (2004) de luiz duVa

Nenhum comentário:

Postar um comentário