domingo, 2 de maio de 2010

sp-arte/2010


Parcial da rampa do prédio da Bienal

Confesso que apesar de frequentar o circuito de arte a mais de 10 anos como apreciadora e como artista, nunca havia visitado uma feira comercial de arte, pelo menos não uma de grandes proporções como esta.

A visita foi no último dia, hoje. Um ar de Grande Feira (como diria Luciano Trigo) stands grandes e pequenos alguns bem montados e bem iluminados, outros caóticos e quase desrespeitosos com os artistas, com obras sem identificação e amontoadas. Tudo à venda. Do que sondei, coisas entre mil reais e 450 mil dólares…. de algumas obras nem ousei perguntar.

Acabei achando bem interessante. As vezes a arrumação aleatória (??) de diferentes obras faz surgir aproximações inusitadas ou grandes contrastes. Só numa feira mesmo para ver lado a lado Portinari e Os Gêmeos, como bem observou, minha colega de estudo, Tainá Azeredo. Ao mesmo tempo olhar as obras num stand de vendas dá uma sensação de liberdade, pode-se olhar perguntar, especular, tirar fotos…(adorei essa parte) e talvez esbarrar com o artista. E ainda encontrar trabalhos que nunca se vê em exposições e catálogos porque ficam passando por família, herdeiros, galerias, colecionadores… Por exemplo ampliei em muito meus horizontes sobre Mira Shendel. Super em alta pelo o que pude averiguar, ao lado de Oiticica, Lygia Clark, isso para ficar nos óbvios. Mas vi muita coisa: Almílcar de Castro, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Nelson Leiner, Ianelli, Tomie Ohtake,Sérgio Romagnolo, Artur Lescher, Claudia Jaguaribe, Laura Lima, Ernesto Neto, Vik Muniz, Fabiano Gomper, Vânia Mignone, enfim de tudo um pouco e mais alguns. Ah Maria Martins!!!

As fotos, de algumas obras expostas, privilegiam trabalhos de artistas (alguns amigos) de quem estou próxima. Puro nepotismo.


Regina Parra


Ricardo Basbaum




Lucas Bambozzi


Artur Lescher


Bruna Rafaella

2 comentários:

  1. Peço desculpas aos artistas pela baixa qualidade das fotos...

    ResponderExcluir
  2. Lyara, que surpresa boa ver minha foto aqui. Se queiser posso te mandar uma imagem com melhor qualidade. =)

    ResponderExcluir